Territórios Emergentes

Territórios Emergentes
O teatro é um espaço de criação, troca e transformação.
E para manter esse movimento vivo, é essencial investir em pesquisa, formação e aprimoramento artístico. Pensando nisso, o Coletivo Justina, de Aparecida de
Goiânia, lança o projeto Territórios Emergentes, uma iniciativa que visa
consolidar e expandir sua atuação no cenário teatral goiano.
Saiba mais sobre o projeto:
Territórios Emergentes: Fortalecendo a Cena Teatral Goiana
A pesquisa em dramaturgia exige um trabalho contínuo, onde a experimentação e a reflexão caminham lado a lado. O Coletivo Justina já possui uma trajetória consolidada na área, e com o Territórios Emergentes, busca não apenas manter suas atividades, mas também aperfeiçoar e expandir sua metodologia.
Isso significa que, ao longo de um ano, o grupo estará envolvido em ações que vão desde estudos teóricos e práticos até a realização de atividades formativas e produção de novos conteúdos dramatúrgicos. Tudo isso contribui para fortalecer a cena teatral local, abrindo espaço para novas criações e consolidando a Dramaturgias Emergentes como uma referência no meio artístico.
Criada pelo Coletivo Justina, a Dramaturgias Emergentes é uma tecnologia social que propõe uma abordagem diferenciada na escrita e na criação teatral. O método explora múltiplos territórios, como o texto dramatúrgico, a gestão afetiva, os SabereS e a comunicação, resultando em um processo criativo mais inclusivo, experimental e conectado com a realidade social e cultural.
O projeto Territórios Emergentes visa aprofundar ainda mais essa metodologia, gerando novas reflexões e desdobramentos para sua consolidação no teatro goiano. Durante 12 meses, o grupo desenvolverá atividades que aprofundam sua metodologia própria, chamada Dramaturgias Emergentes. A proposta é garantir a continuidade da pesquisa, a capacitação de novas dramaturgas e dramaturgos, além da produção e difusão de conhecimento na área.
Um dos principais pilares do projeto é a formação de novos dramaturgos e dramaturgas. Para isso, será criado o GRUDE – Grupo de Estudos em Dramaturgias Emergentes, um espaço de pesquisa e reflexão sobre a dramaturgia contemporânea.
O GRUDE terá um papel essencial na sistematização de conhecimentos, promovendo debates, publicações e estudos sobre o fazer teatral. Além disso, o grupo contará com bolsas para alunas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ampliando o acesso ao aprendizado e incentivando a diversidade no teatro.
Se você deseja acompanhar essa jornada e apoiar a arte independente, siga as redes sociais do Coletivo Justina e fique por dentro de todas as novidades!

